sábado, 2 de junho de 2012
TRIBUTO A MESTRE RIBEIRINHO-1ªPARTE
FRANCISCO CARLOS LOPES RIBEIRO,ACTOR E REALIZADOR DE CINEMA,NASCEU NA LAPA EM LISBOA A 21 DE SETEMBRO DE 1911
DESCENDENTE DE UMA FAMILIA DOTADA DE GRANDES TENDENCIAS LITERÁRIAS E ARTISTICAS,ERA IRMÃO DO REALIZADOR ANTÓNIO LOPES RIBEIRO.
RIBEIRINHO COMO ACABARIA POR SE TORNAR CONHECIDO ESTREIA-SE COM APENAS 5 ANOS DE IDADE NUMA REVISTA COM O TITULO "TIROS SEM BALA" LEVADA A CENA NO GRÉMIO OS DESPRETENSIOSOS EM LINDA A VELHA
AOS 16 ANOS DE IDADE JÁ ESCREVIA PARA TEATRO E AOS 18 INTEGROU O ELENCO DA COMPANHIA CHABY PINHEIRO ONDE SE ESTREIA PROFISSIONALMENTE A 3 DE OUTUBRO DE 1929 NA PEÇA "A MALUQUINHA DE ARROIOS"
PASSA DEPOIS PELAS COMPANHIAS SATANELA/AMARANTE,MARIA MATOS/MENDONÇA DE CARVALHO E ALVES DA CUNHA/BERTA BIVAR ENTRE OUTRAS.
NOS ANOS 30 VÊ CRESCER A SUA POPULARIDADE,RIBEIRINHO DIVIDE-SE POR TODAS AS FORMAS DE TEATRO INCLUSIVÊ A REVISTA ONDE JÁ EM 1931 INTEGRAVA O ELENDO DE "MEXILHÃO" NO TEATRO VARIEDADES.
EM 1935 ESTREIA-SE NA ENCENAÇÃO MAS A SUA IMPORTANTE CARREIRA NESTE CAMPO SÓ COMEÇA VERDADEIRAMENTE EM 1936 QUANDO É CONVIDADO POR ANTÓNIO FERRO A DIRIGIR O TEATRO DO POVO,COMPANHIA ITINERANTE ONDE O MESTRE DIVULGA PARA O POVO ALGUNS GRANDES AUTORES DA DRAMATURGIA MUNDIAL(CONTINUA)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário