quinta-feira, 29 de março de 2012

RUI LUIS-ACTOR


RECORDAM-SE DE RUI LUIS?
INICIOU A SUA CARREIRA DE ACTOR EM 1954 NA RÁDIO NA EMISSORA NACIONAL
EM 1956 GANHOU O CONCURSO "Á PROCURA DE UM ACTOR",ORGANIZADO POR VASCO MORGADO E O DIARIO DE NOTICIAS E ESTREIA-SE NO TEATRO AVENIDA NA PEÇA "A VIDA DE UM HEROI".
UM ANO DEPOIS É CONVIDADO A INTEGRAR O ELENCO DO TEATRO NACIONAL PARA PROTAGONISTA DA PEÇA " O INSPECTOR GERAL",NESSE MESMO ANO INTEGRA AINDA A COMPANHIA BRASILEIRA DE MARIA DELLA COSTA NO TEATRO APOLO,MAIS TARDE ESTREIA-SE NO TEATRO DE REVISTA NO ABC NO PARQUE MAYER
NA TELEVISÃO FEZ A 1ªPEÇA PARA A RTP EM 1957,EM 1955 ESTREIA-SE NO CINEMA NO FILME " UM GUIA TURISTICO EM LISBOA" UM FILME ALEMÃO
EM 1974 FUNDA A COMPANHIA DE TEATRO DO NOSSO TEMPO A CONVITE DE JACINTO RAMOS
EM 1976 CRIA O TEATRO DE TODOS OS TEMPOS ,NO TEATRO SÃO LUIS JUNTAMENTE COM MADALENA SOTTO E JACINTO RAMOS E EM 1976 FUNDA O TEATRO INFANTIL DE LISBOA QUE ACTUALMENTE FUNCIONA NO TEATRO ARMANDO CORTEZ NA CASA DO ARTISTA.
AO LONGO DA SUA CARREIRA PARTICIPOU EM 25 FILMES,SENDO DOIS ALEMÃES,QUATRO ESPANHÓIS,CINO FRANCESES E UM AMERICANO.
FEZ MAIS DE 50 PEÇAS ENTRE PORTUGAL,MOÇAMBIQUE,ANGOLA E FRANÇA,CERCA DE CEM PROGRAMAS DE RÁDIO INFANTIS,ESPECTÁCULOS DE VARIEDADES,POESIA.
DESTACAM-SE PEÇAS COMO "JOANA D'ARC" ,"A MALA DE BERNARDETE" , " O INSECTICIDA" , " A MORDAÇA", " O LEITINHO DO NÉNÉ"
NA TELEVISÃO DESTACA-SE EM " A FORTUNA DO SOLDADO" , "UMA LUZ NA ESCURIDÃO" , " O PORTEIRO" E "NOITE DE REIS"
PARTICIPOU NAS TELENOVELAS "CHUVA NA AREIA" , " PALAVRAS CRUZADAS" NAS SERIES "LÁ EM CASA TUDO BEM" , " O CONTO DO VIGÁRIO" , " O CONDE DE ABRANHOS" E "AS LIÇÕES DO MENINO TONECAS"
FALECEU HÁ ALGUNS ANOS E É UM NOME COMPLETAMENTE ESQUECIDO NO TEATRO
APLAUSOS PARA RUI LUIS

Sem comentários:

Enviar um comentário